BTS e a juventude perdida- uma análise da 2° era

Por Maria Eduarda Ribeiro Cavalcanti

Parte 2 de uma série de posts- você pode checar a Parte 1 clicando aqui.

"The Most Beautiful Moment In Life: Young Forever" © HYBE Ent.

“Só eu tenho a chave desse desfile selvagem” e “Minha juventude foi senão um tenebroso furacão, Salpicado aqui e ali por alguns sóis dourados”, são citações dos poetas Arthur Rimbaud e Charles Baudelaire ao escreverem sobre suas respectivas juventudes perdidas.

Em “ The Most Beautiful Moment In Life pt.1 e pt.2” BTS também nos oferece sua perspectiva como jovem na sociedade contemporânea. O nome é uma homenagem ao sinônimo normalmente relacionado a juventude “ o momento mais bonito de nossas vidas”, momento esse que para alguns pode não ser.

O fardo da juventude perdida é algo muito pesado de se carregar. Em “O Retrato de Dorian Gray” Oscar Wilde faz os personagens tagarelarem por páginas sobre a importância da juventude e não é atoa. Na juventude estamos no nosso auge fisicamente, cheios de energia. Podemos não ser nossa versão mais sábia e inteligente mas somos a nossa versão mais eufórica e ansiosa por viver. Porém os tempos mudaram e a juventude definitivamente deixou de ser algo feliz. Agora é uma época cheia de inseguranças, dúvidas e dores. Até mesmo mais do que antes. Uma geração inteira de juventudes perdidas que foram pintadas nos dois álbuns do BTS que representam esta era.

"The Most Beautiful Moment In Life: Young Forever" © HYBE Ent.

A primeira mudança visível é esteticamente. Agora os meninos possuem cabelos coloridos de tons pastéis e vivos, as roupas são mais casuais e coloridas e o cenário é urbano e descontraído. Em seguida a música deixou de ser focada no hip-hop e se torna um pop adolescente, som esse que faria o BTS ser conhecido por fazer no futuro. Em seguida temos as letras e um lado mais maduro do BTS.

The Most Beautiful Moment In Life: Young Forever" © HYBE Ent.

Eles ainda possuem raiva das injustiças impostas sob eles pela sociedade, como demonstrado na música “Silver Spoon/Baepsae”, onde os membros debocham das gerações mais velhas que tanto os humilham os chamando de “fracos” e “a geração que desistiu” quando na verdade é simplesmente uma questão de que era mais fácil para eles ascenderem na vida em meio a uma sociedade que estava passando por um milagre econômico do que o cenário atual de crise e hipercompetividade entre os que restam. A falta de comunicação e disponibilidade entre gerações a se entenderem cria esse cenário infantil de briguinhas onde um humilha o outro. É impossível impor seus princípios e ideias em uma sociedade que muda constantemente, o que deu certo no seu tempo não dará no nosso. BTS grita por uma trégua e pede para que os mais velhos tirem sua colher de prata da boca e entendam que eles estão tentando o seu melhor mas o mundo não deu uma colher de chá para eles, assim como tinha dado para as gerações anteriores. “ Como você espera que eu corra com você se minhas pernas são mais curtas?”

The Most Beautiful Moment In Life: Young Forever" © HYBE Ent.

Porém durante a maior parte dos álbuns o BTS mostra um lado mais sensível e compreensível de suas personalidades, eles deixam de focar no mundo exterior para focar no macro e no micro interior, isto é, suas personas exteriores como cantores e suas personalidades interiores, com seus demônios internos, suas lutas, suas emoções e paixões e sua juventude que ainda queimar.

Para mim, o auge do álbum é atingido logo no início: nas intros.

Na intro “The Most Beautiful Moment In Life” da pt.1, Suga toma liderança e transforma o simples momento de jogar basquete em uma reflexão sobre sua juventude, ele começa descrevendo um garoto que está com a bola na mão e se vê assustado com a realidade. Ao revelar que o garoto é nada mais nada menos que o próprio Suga, ele começa a descrever todas as preocupações e inseguranças que ele sentia e sente. A juventude não acaba com a chegada da maior idade e você ainda continua quebrado e assustado anos após o período escolar. Mas diferente do Suga presente na primeira era, um jovem recém machucado e quebrado, este Suga oferece uma perspectiva mais madura. Ele assente que está atrás dos outros, que perdeu parte de sua juventude e que ele ainda é meio idiota, meio inseguro, meio confuso e melancólico, mas ele sabe que uma hora vai ficar tudo bem e as coisas lentamente irão melhorar. E ele fala por experiência própria, já que o mesmo nunca escondeu suas lutas contra a depressão e ansiedade.

The Most Beautiful Moment In Life: Young Forever" © HYBE Ent.

O pôr-do-sol mencionado na música serve de metáfora para a juventude, ele está começando a aproveitar agora e ele deseja que este momento dure mais já que ele perdeu tanto, mas ele sabe que eventualmente a noite irá chegar e irá acabar, então ele irá tratar de fazer boas memórias e não deixará suas emoções obscuras o tomarem. Ele acaba a música se perguntando se ele é feliz, mas ele já sabe a resposta, e felizmente é uma resposta positiva.

The Most Beautiful Moment In Life: Young Forever" © HYBE Ent.

A intro do segundo álbum "Nevermind" serve para afirmar as ideias apresentadas no primeiro, novamente Suga afirma que apesar de ter mudado na altura e ter mais experiências, ele ainda é tão quebrado quanto seu eu adolescente, mas que ele aprendeu a correr atrás dos seus sonhos novamente e que agora ele nunca irá parar de correr atrás deles. Ideia essa também expressa na faixa título “Run”.

Apesar das faixas-títulos ( e a maior parte das b-sides) serem focadas em temas românticos, alguns trechos e os clipes em si são mais focados nas mensagens que a era tenta passar. E ora, mesmo que não tivesse nada em relação a inseguranças da juventude, o amor em si não é também uma grande parte de nossas vidas? 

The Most Beautiful Moment In Life: Young Forever" © HYBE Ent.

Principalmente o amor jovial, tão intenso e frágil ao mesmo tempo. Tema bastante explorado nas músicas “ I Need U”, “Autumn Leaves”, “House Of Cards”, “Love Is Not Over” e “Hold Me Tight”, talvez meus exemplos favoritos sejam os três primeiros mencionados, que tratam com graciosidade o espectro doloroso do amor, o término.

É com uma grande veia artística que o BTS trata esses assuntos, e em “Autumn Leaves” ao relacionarem o inevitável término de um namoro com as folhas marrons e quebradiças do outono, BTS mostra sua sensibilidade. Os membros enxergam naquelas folhas esfareladas pedaços do seu namoro que já não é o mesmo, e eles sabem que não tem como consertar e para que o mundo volte ao normal será necessário um inverno rigoroso para que no fim a primavera chegue. Mas aquela folha quebradiça alaranjada que caiu no chão não irá se regenerar, assim como o relacionamento deles com suas respectivas parceiras(ou parceiros) e por isso eles imploram na música para que o outono passe devagar e que aquela última folha nunca caia da árvore, para que seu relacionamento se salve também.

The Most Beautiful Moment In Life: Young Forever" © HYBE Ent.

Outra metáfora usada está presente em “House Of Cards”, o nome já diz que será sobre uma casa de cartas e é de fácil adivinhação que casas de cartas são extremamente frágeis. Assim como o relacionamento deles, é instável e a qualquer momento vai ruir. O refrão diz que a casa está pegando fogo, mas mesmo quando o desastre está a vista eles não abandonam a casa, em uma esperança cega de que talvez aquele amor ainda dê certo.

Sentimentos esses de necessidade e dependência expostos em “I Need U”, “Save Me” e tantas outras músicas do álbum, algumas já mesmas mencionadas no post. Para o BTS, o amor jovem é muito intenso, 8 ou 80. Eles não só amam como necessitam da garota. Constantemente paradoxos de amor e ódio são trazidos a tona, eles odeiam a garota mas também a amam, eles odeiam o amor mas amam amar. Paradoxos esses que seriam respondidos mais tarde por RM, membro do BTS, na sua faixa solo “Seoul” onde ele diz “Se amor e ódio são a mesma coisa, eu te odeio Seul, eu te amo Seul”.

The Most Beautiful Moment In Life: Young Forever" © HYBE Ent.

Porém a juventude não é composta de inseguranças nem somente de amor. Em “Fire” e “Dope” os momentos de diversão e curtição são exaltados, fazendo jus ao título de melhores momentos da nossa vida. BTS ensina que a juventude vai doer, mas deverá também ser lembrada como algo bom e por isso devemos viver intensamente e loucamente, uma hora a nossa juventude irá queimar por completo e será tirada das nossas mãos a força, e nunca teremos esses momentos de volta.

Em “ Young Forever” eles focam tanto nas suas personas como cantores, como também suas versões humanas. Eles confessam suas inseguranças nos palcos, seus erros nas apresentações e se questionam se alguém está observando minuciosamente seus passos e os julgando. Porém nem mesmo estes erros conseguem ser comparados com os sentimentos de felicidade que os dominam no palco, eles sabem que nasceram para isso e por eles, fariam isso pelo resto da vida, mesmo com todas as dificuldades que existem nesse ramo. E com isso vem a pontada de melancolia, um dia esse estádio ficará vazio e cantaremos nossa última música, e agora? O vazio do estádio acaba por afogá-los e essas águas turbulentas são frias, ao contrário dos sentimentos calorosos de felicidade presente nos palcos. BTS deseja que esses momentos e sua juventude sejam para sempre. Esses sentimentos de felicidades permaneçam quentes em suas memórias e nunca os deixem, mesmo quando inevitavelmente suas juventudes acabarem e com ela sejam levados seus dias de glória como BTS.

The Most Beautiful Moment In Life: Young Forever" © HYBE Ent.

Da primeira para a segunda era, algo no BTS mudou, eles se tornaram mais sábios e experientes, suas angústias foram canalizadas e apesar deles não terem esquecido como sentir raiva da sociedade e não se calarem perante as injustiças, eles sabem agora que existe um mundo muito maior, dentro deles mesmos, e por esse mundo vale a pena lutar. Com “The Most Beautiful Moment In Life”, BTS discorda dos poetas mencionados no primeiro parágrafo deste post. Sim a juventude mesmo quando parece perdida, ainda pode brilhar e ainda pode ser boa, até mesmo para os que mais sofreram.

A juventude do BTS ainda continua, porém eles já se despedem dessa era, que mesmo curtamente vivida, trouxe o reconhecimento que o BTS merecia e preparou os 7 meninos para o futuro brilhante que os aguardavam nas próximas eras.

Clique aqui para acessar a parte 3.

The Most Beautiful Moment In Life: Young Forever" © HYBE Ent.



Comentários

Postar um comentário